<-- home

O que é a meditação

Existem muitas concepções erradas do que é a meditação. Muitas pessoas racionais provavelmente deixam de praticar pois tem pré-conceitos formados sobre a prática dado anos de “propaganda” de pessoas ignorantes. Para muitos a primeira coisa que vem mente é alguma forma de esoterismo. Algo envolvendo sentar em lótus, acreditar em reencarnação, não comer carne ou passar anos em uma caverna no Himalaia.

Mas você não precisa acreditar em nada sem evidências pra se beneficiar da meditação. A meditação que pratico é a simples disciplina de concentração em um único objeto, também conhecida como mindfulness.

Funciona assim: você senta em algum lugar silencioso e se concentra na sua respiração. Toda a vez que você se dá conta que perdeu a atenção na respiração você volta o foco anterior. Simples né? É fácil dar a receita mas é difícil de se atingir na prática. Quando você começa a meditar algo fica claro pra você. Como diria Sam Harris:

Nós revemos o passado, pensando sobre o que falamos e o que não falamos. Nós antecipamos o futuro gerando uma corrente de pensamentos que nos enchem de esperança ou medo. Narramos o presente como se tivesse uma pessoa cega precisando ser narrada. Com quem estamos falando? Ninguém está lá. E nem percebemos que isso não tem nada de saudável.

Podemos passar a vida toda nesse monólogo interno de receios, de ilusões. E esse diálogo nos faz esquecer da única coisa que realmente importa: viver o presente. Esquecemos que não é atingindo um objetivo que estaremos plenos. É olhando para o presente com uma perspectiva diferente.

Desejo é um contrato que você faz com você mesmo de ser infeliz até você conseguir o que quer. Naval Ravikant

Além da clara melhora na perspectiva sobre a vida existem várias evidências científicas sobre benefícios da meditação. Muitas das informações não são conclusivas mas a quantidade de pesquisas na mesma direção aponta algum consenso em algumas áreas. Alguns benefícios correlacionados a meditação são:

  • Melhorar a capacidade de regular emoções
  • Melhor a concentração, o foco, eliminar distrações
  • Mais massa cinza
  • Relacionado a telômeros mais longos
  • Menos tendência a problemas cardiovasculares e problemas no sistema imune
  • Menos necessidade de sono

Dados esses fatos, e minha experiência anedótica não posso deixar de recomendar meditação pra quem me perguntar. Se quiser aprender mais sobre essa meditação “secular” recomendo essa a palestra do Sam Harris sobre Morte e o presente e o livro Mindfulness em simples inglês. Acho que a meditação tem o potencial de fazer a todos 10% mais feliz.